quarta-feira, 28 de abril de 2010

Gerdau, poluindo e fazendo menos que sua obrigaçao!

A produção de aço a partir de sucata na planta da Gerdau em Sapucaia do Sul está resultando na produção de grandes quantidades de escórias contaminadas por altas concentrações de uma série de metais pesados tóxicos e potencialmente tóxicos incluindo o cromo, o chumbo, o manganês e o zinco. A escória armazenada próxima à planta também está contaminada por uma série de bifenilas policloradas (PCBs) persistentes. O perfil desses compostos na escória é consistente com o da mistura técnica de PCB Arocloro 1254.
Os resíduos de escória não são confinados de uma forma que possa prevenir a dispersão desses resíduos contaminados para o meio ambiente. Uma conseqüencia visível disso foi demonstrada pela presença de altos níveis de um grupo semelhante de metais na poeira coletada em uma casa próxima à planta da Gerdau. Essa poeira está contaminada de forma semelhante por grandes quantidades de PCBs, com um perfil semelhante ao encontrado na escória.
Sabe-se que a siderurgia de sucata produz grandes quantidades de poeira com altas concentrações de metais pesados como o zinco, o chumbo, o cádmio e o cromo. É bastante provável que essa poeira esteja contribuindo para a emissão de metais pesados tóxicos ao meio ambiente.
A emissão de metais pesados tóxicos e compostoso orgânicos persistentes da planta da Gerdau aqui demonstrada produz impactos negativos, não apenas na saúde dos trabalhadores da planta, mas também em populações humanas, em animais e no meio ambiente, tanto na vizinhança quanto em regiões mais afastadas.

http://www.greenpeace.org.br/toxicos/pdf/gerdauport1.pdf

"Processo lento e não voluntario"

Depois de 10 anos de diálogo, a Prefeitura de Maracanaú, a Semace e o Ministério Público Estadual oficializam, nesta quarta-feira, 10 de fevereiro, um documento histórico para a despoluição do ar no Município.
Foi assinado, na sede do Ministério Público Estadual, em Fortaleza, um Termo de Ajustamento de Conduta - TAC com a empresa do ramo de siderurgia e produção de aço, Gerdau Cearense, localizada no Distrito Industrial I. O Termo estabelece prazos na aplicação de medidas para proteção do ar, reduzindo em 60% a emissão de resíduos sólidos que prejudicam o meio ambiente e a população dos bairros do Acaracuzinho, Novo Oriente e Santo Sátiro. Estão sendo instalados equipamentos do sistema de despoeiramento, que é uma tecnologia que filtra as partículas sólidas e os gases gerados durante a produção do aço, evitando a sua emissão para a atmosfera.
Todas essas obrigações atendem ao Plano de Controle e Monitoramento Ambiental, previsto no Licenciamento Ambiental assinado junto à Semace. As medidas atendem às exigências contidas no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Maracanaú, da Legislação Federal e Estadual, nos termos das Resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente – Conama. Ainda de acordo com o TAC, a Semace e a Semam poderão atuar juntas na fiscalização e monitoramento das intervenções na fábrica. O descumprimento dos prazos das medidas anti-poluentes acarretará em multa diária de R$ 1 mil. O valor total da multa deve ser recolhido no prazo de 30 (trinta) dias após a notificação. Esse dinheiro deverá ser depositado na conta do Fundo Municipal de Meio Ambiente – Fundema.

http://www.maracanau.ce.gov.br

Um comentário:

  1. NÃO É SÓ AI AQUI EM CHARQUEADAS, MESMO COM FILTRO ESTÁ PÉSSIMO. DE NOITE ELES DESLIGAM OS FILTROS.

    ResponderExcluir