terça-feira, 20 de abril de 2010

Salvemos o planeta!



Todos nós estamos assistindo uma estupenda agressão ao meio ambiente. Rios, mares, lagos, matas e a fauna são agredidos impiedosamente. Isso nos leva a uma pergunta: quem promove tamanha destruição do nosso planeta? Ora, você, como tantos outros, poderia responder: a destruição do meio ambiente deve-se a sanha devastadora do próprio homem, precisamos criar uma cultura de preservação da natureza.

Esse discurso serve muito bem para encobrir a verdadeira causa das agressões ambientais, pois o homem que destrói a natureza o faz tangido pelo sistema sócio econômico vigente que responde pelo nome de Capitalismo.

Uma classe, a burguesia, destrói a natureza em busca de fartos lucros. A outra classe, a dos despossuídos, devasta a natureza na busca desesperada pela sobrevivência. Assim sendo, torna-se inócua a tentativa de enfrentar esse problema apenas através de uma presumida cultura ambiental. Faz-se necessário e urgente que ataquemos a causa. É preciso desmantelar o sistema capitalista e construir uma nova ordem econômica e social, que planeje a relação do homem com a natureza e isso não pode ser feito nos marcos desse mesmo capitalismo. Dizer viva o nosso planeta, corresponde dizer: abaixo ao capitalismo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário