sexta-feira, 18 de junho de 2010

Permacultura

A permacultura surgiu nos ano de 1970, com o objetivo de desenvolver uma agricultura permanente e sustentável, idealizada pelos ecologistas australianos Bill Mollison e David Holmgen. Com o passar do tempo e o desenvolvimento das técnicas a permacultura passou a ser mais que uma técnica aplicada à agricultura a partir de então se dedicando a todo ambiente humano.

Atualmente a permacultura tem a seguinte definição: é um sistema de “design” para a criação de ambientes humanos sustentáveis. Preocupando principalmente com a sustentabilidade humana utiliza o “design” encontrado na a natureza tentando assim aproximar-se do natural. Os permacultores são pessoas empenhadas em desenvolver técnicas que possibilitem o bem estar da comunidade sem agredir a natureza. Tentando assim dar inicio a um ciclo que promova o conforto e a sustentabilidade da comunidade que utiliza a permacultura.

Respeitando a Ética permacultural que se baseia em: 1º Cuidado com a Terra; 2º Cuidado com as pessoas; 3º contribuição com o excedente. Desenvolve alguns projetos importantes como: A Rede Permanece se propõe a integrar pessoas, grupos e instituições, que se interessam pela Permacultura. O IPEC – Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado - é uma organização estabelecida em Pirenópolis, Goiás, para desenvolver oportunidades de educação e referências em sustentabilidade para o Brasil. Projetos esses que têm como objetivo a continuidade e a viabilidade da vida de maneira sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário